Sugestões de Atividades


A partir das atividades realizadas no Brasil entre 2008 e 2010 e atividades realizadas no exterior elaboramos uma pequena lista de sugestões para atividades a serem realizadas no âmbito do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído.

Informações mais detalhadas sobre as atividades, bem como outras idéias, podem ser encontradas nos relatórios do INAD 2009 e 2010.

Atividades educativas e lúdicas em escolas – Em escolas de ensino fundamental e médio diferentes atividades de cunho educativo e lúdico podem ser desenvolvidos. Entre as possibilidades constam oficinas de desenvolvimento de jogos, concursos de desenho, concursos de atividades artísticas, atividades de educação auditiva, entre outras.

Sugestões de Jogos:
1. Mapa do ruído – Com fita adesiva é feita um mapa da cidade no chão identificado ruas, casas, praças etc. Com pratos coloridos são identificados depois os lugares mais ou menos ruidosos.

2. Desenhando a paisagem sonora – “desenhando” os ruídos da vida do dia-a-dia as crianças podem desenvolver representações criativas do fenômeno ruído

Exames Audiológicos gratuitos – Fonoaudiólogos e clínicas especializadas podem ajudar a celebrar esse dia promovendo exames audiológicos básicos gratuitamente para a população em shopping centers, praças, parques e outros locais públicos.

Distribuição de Protetores Auditivos – Fabricantes de protetores auditivos podem distribuir amostras grátis nos locais dos exames ou em reuniões organizadas em associações de bairros, grandes empresas, escolas e universidades públicas e privadas.

Reuniões Comunitárias – Reuniões podem ser organizadas em centros comunitários, associações de bairros, escolas ou praças públicas para coletar junto às comunidades informações sobre como o ruído as afeta, quais são os maiores causadores de ruído, quais são as queixas e reclamações mais comuns. Além disso, a população pode ser esclarecida sobre a responsabilidade de cada um em evitar poluição sonora.

Publicidade – Participantes o “Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído” são incentivados a convocar a imprensa e divulgar o evento em suas cidades. A distribuição de “Press releases” e anúncios em redes de radio e televisão irá aumentar a abrangência da celebração, difundindo mensagens importantes sobre como o ruído pode ser nocivo à saúde.

Ações de Autoridades Públicas – Incentivo a autoridades governamentais e ambientais para que  informem a comunidade como agir em caso de problemas com ruído. Incentivar autoridades municipais para elaborar leis contra a poluição sonora e leis que instituem uma Semana Municipal de Conscientização ao Ruído (clique aqui para obter uma sugestão de texto da lei).



.