Coordenação do INAD no Brasil


Desde 2008 um grupo de voluntários se mobiliza para as atividades do INAD no Brasil. Coordenado pelo Eng. Dr. Stephan Paul, o “grupo” de colaboradores e simpatizantes da campanha tem crescido exponencialmente, principalmente a partir do apoio da Academia Brasileira de Audiologia (ABA), que deu visibilidade dos propósitos da campanha no universo da Fonoaudiologia.

Para garantir máxima qualidade na coordenação da campanha no Brasil e diante da preocupação em manter a unidade nacional sem coibir a criatividade e identidade local, o grupo de participantes dos anos 2008 e 2009 propôs o estabelecimento de uma coordenação geral (nacional), que foi assumida pelo professor Stephan Paul. Tendo em vista a enorme extensão do Brasil e o grande interesse de várias pessoas no território nacional, implementou-se também, em 2009, coordenações regionais e/ou estaduais. Desta forma, foram delegadas incumbências aos coordenadores locais, que facilitaram a comunicação entre os participantes durante a programação, organização, desenvolvimento e elaboração de relatório do evento.

Para reforçar a coordenação nacional, a mesma conta, desde 2010, com uma vice-coordenadora na pessoa da fonoaudióloga Profa. MSc. Isabel Kuniyoshi, membro da ABA e professora da Faculdade São Lucas. Outro marco importante foi a criação de um grupo apoio à coordenação geral, formado por alunos do Curso de Eng. Acústica da UFSM.

Em 2011, o site do INAD ainda não existia e foi com a entrada do professor William D’Andrea Fonseca, para a coordenação geral, que isso se tornou realidade e pudemos participar de forma mais ativa na Internet. Além do site, foram criados também Facebook, Twitter, Sound Cloud e RSS, criando um passo importante para o INAD no Brasil.

Reforçando a coordenação nacional com o crescimento do INAD, em 2014, Francisco Aurélio Chaves Brito, sociólogo e gestor ambiental, coordenador do projeto Carta Acústica de Fortaleza, entrou para o time do INAD, no sentido de apoiar de forma ativa a região nordeste do país.

Em 2015, tivemos novamente um grande reforço na coordenção nacional por meio do ingresso da professora de fonoaudiologia Valdete Alves Valentins dos Santos Filha, melhorando a representativade e comunicação com o setor de saúde.

Abaixo vocês podem conferir um pouquinho da biografia de cada um.

Stephan-p Prof. Stephan Paul, Dr. Eng., stephan.paul.acoustic@gmail.com
Professor adjunto no Curso de Eng. de Mobilidade da Univ. Federal de Santa Catarina, Joinville, SC, Brasil; tem graduação em Gebäudetechnik pela Universidade Técnica de Berlim (Technische Universitat Berlin); diploma de graduação reconhecido como Eng. Mecânico pela Univ. Federal de Santa Catarina; mestrado em Acústica, ênfase acústica subjetiva, pela Universidade Técnica de Berlim (Technische Universitat Berlin) e doutorado em Eng. Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem também experiência na área de Acústica e Vibrações, atuando principalmente nos seguintes temas: acústica, psicoacústica, qualidade sonora, avaliação de ruídos, avaliação subjetiva e noise vibration harshness, tecnologia biauricular e análise de sinais. É membro da sociedade alemã de acústica DEGA; da sociedade americana de acústica ASA; da Audio Engineering Society AES; do Technical Committee EAA TC-PPA WG1Next Generation of Dummy Heads da Sociedade Europeia de Acústica EAA.
Isabel-p Profa. Isabel Kuniyoshi, Me. Fga., isabelck@saolucas.edu.br.
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991), especialização em avaliação auditiva e do equilíbrio corporal pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001) e atualmente está cursando doutorado na UNESP de Araçatuba/SP. É especialista em audiologia com título conferido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2001) e possui MBA em Administração e Gestão do Conhecimento (2012). Na Fonoaudiologia, atua em audiologia e saúde pública, especificamente no enfrentamento da poluição sonora urbana como facilitadora do programa de ressocialização ambiental do Ministério Público do Estado de Rondônia. É docente de graduação e pós graduação, presencial e a distância na Faculdade São Lucas, onde atua também em administração em Ensino Superior e capacitação docente. Membro suplente do Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª região (2016-2019); Representante da Academia Brasileira de Audiologia na região norte (2009-2015); Membro suplente da comissão de ensino da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2014-2016). Em 2009 foi coordenadora do INAD Rondônia e, desde 2010, compõe a equipe da coordenação nacional do INAD Brasil.
Photo Will Fonseca-p Prof. William D’Andrea Fonseca, Dr. Eng, will.fonseca@eac.ufsm.br
William D’Andrea Fonseca possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e mestrado na área de Acústica e Vibrações (2009), realizado no Laboratório de Vibrações e Acústica da UFSC, com especialidade em imagem acústica e instrumentação. Completou o doutorado (2013) também ligado a Acústica e Vibrações, porém a pesquisa foi voltada para Técnicas Avançadas de Beamforming. Também já trabalhou como Guest Researcher no Instituto de Acústica de Aachen (ITA), Alemanha e no Centro Aeroespacial da Holanda (NLR). Participou dos projetos Aeronave Silenciosa (FAPESP/Embraer) e Auralization Box (CAPES/DAAD), bem como é contribuidor voluntário para o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído – INAD Brasil e para a Federação Iberoamericana de Acústica – FIA. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, no curso de Engenharia Acústica, onde ministra disciplinas relacionas a acústica e processamento de sinais.
Chico-p Francisco Aurélio Chaves Brito, Sociólogo, aurelio.semam@gmail.com
Sociólogo e gestor ambiental, fiscal atuante na Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, coordenador do projeto Carta Acústica de Fortaleza e vice coordenador da SOBRAC-nordeste.
Valdete-Ok-p Profa. Valdete Alves Valentins dos Santos Filha, Dr. Fga., valdetev@hotmail.com
Valdete Alves Valentins dos Santos Filha, graduada em Fonoaudiologia pela Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas Governador Lamenha Filho (2003), Especialização em Eletrofisiologia da Audição pela Universidade de São Paulo – USP (2005), Mestre em Fonoaudiologia – Distúrbios da Comunicação Humana pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP (2005), Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação – Comunicação Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP (2009) e Curso de Atualização em Promoção da Saúde na FMUSP (2011). Experiência na área da Audiologia, atuando na Saúde Auditiva do Trabalhador e Otoneurologia. Atuação Profissional no Ambulatório de Saúde Ocupacional da TAM Linhas Aéreas e FORD Company Brasil. Atualmente, professora adjunto do Curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (PPGDCH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trabalha também como coordenadora regional e nacional do INAD Brasil.;

Coordenação do website:

William D. Fonseca, Dr. Eng., will.fonseca@eac.ufsm.br (webmaster, design e gestão de conteúdo);

Prof. Stephan Paul, Dr. Ing., stephan.paul@eac.ufsm.br (gestão de conteúdo).


Já participaram do INAD:

Bolsistas (Eng. Acústica):  Talita Pozzer, Sérgio Aguirre, Bernardo Murta e Jéssica Lins de Souza.

Arte de divulgação: Kelly Sato (2008-2011), Erico (2012), Karolina Crespi (2014) e William D. Fonseca (2011-2016).