INAD 2012 – breve resumo das atividades


 

“Bem estar garantido é bem estar sem ruído” foi o lema da 5ª edição do Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído no Brasil, ocorrida no dia 25 de abril de 2012 em consonância com a campanha mundial International International Noise Awareness Day (INAD) que é promovida há 17 anos. No Brasil, o evento conta com o apoio nacional da Academia Brasileira de Audiologia e do Curso de Engenharia Acústica da UFSM e, localmente, com inúmeras instituições como Ministérios Públicos estaduais, secretarias estaduais e municipais de saúde e do meio ambiente, Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, universidades, empresas privadas, entre outros.  Pela contagem ainda não definitiva todas as regiões do país participaram do INAD 2012 e campanha contou com a participação de mais de 150 municípios.

 

As atividades do INAD Brasil 2012 ocorreram em locais variados. Entre outros, tem-se o registro de ações em praças, ruas, aeroportos, feiras livres, supermercados, salões de beleza, restaurantes, postos de saúde, agências bancárias, empresas, escolas, creches e universidades.

 

As ações do INAD são voltadas para a conscientização da população acerca do problema do ruído no que tange a preservação da saúde e do meio ambiente. Sendo assim, além das ações já consagradas nas edições anteriores como o estabelecimento do minuto de silêncio no horário estipulado pela campanha internacional, divulgação de cartilhas de cunho educativo, veiculação do material oficial da campanha em emissoras de rádio, tv e locais com grande circulação de pessoas, encenações em locais públicos, blitz educativas a usuários de som automotivo, audiometrias e medições de ruído em diferentes cenários, em 2012 os organizadores incentivaram ações com o objetivo de viabilizar políticas públicas contra a poluição sonora por meio de reuniões com entidades governamentais.

 

O site do www.inadbrasil.org e as redes sociais como Facebook e Twitter apresentaram-se como ferramentas importantes para a organização, divulgação e realização da campanha. No mês de abril, o site do INAD Brasil contabilizou 4.326 visitantes. No Facebook, na semana do INAD, a rede teve um alcance de mais de 9000 pessoas.

 

Embora a denominação da campanha sugira “um dia”, as ações não ficam restritas à data, pois os organizadores sempre incentivam atividades que tenham repercussão mais duradoura por acreditarem que somente assim haverá conscientização e formação de multiplicadores para o enfrentamento da poluição sonora.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *