Procedimentos especiais de pouso reduzem ruído no aeroporto de Cologne


Desde Fevereiro 2009 um procedimento especial de aproximação das aeronaves para pouso durante a noite no aeroporto de Cologne, Alemanha, reduz a exposição da população vizinha ao ruído gerado pelas aeronaves ao pousar. O procedimento é conhecido como Continuous Descent Approach e consiste em uma trajeto diferente de aproximação para pouso.  No Continuous Descent Approach as aeronaves ficam por mais tempo a uma altura mínima de 2000m ao aproximar-se da pista e descem dos 2000m em uma trajetória contínua com os motores em marcha lenta em vez de realizar uma descida escalonada, que implica em acionamentos dos motores durante a descida.

O procedimento já está sendo utilizado durante a noite desde fevereiro de 2009 e será utilizado a partir deste mês também entre 6 e 8 horas da manhã para a grande maioria dos vôos e para todos os vôos com aeronaves Boeing 747 e MD-11.

copyright da Figura: CAA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A aproximação com o Continuous Descent Approach faz com que os motores não precisam ser acionados durante a descida, laém de manter a aeronave a uma distância maior do solo por um bom tempo. Assim, a exposição das comunidades vizinhas ao aeroporto pode ser reduzida em entre 4 e 8 dB de NPS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *